DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE HIDRÁULICA E SANITÁRIA


HIDRÁULICA
Os fundamentos da Hidrossedimentologia com ênfase nos escoamentos a superfície livre são estudados para aplicação nos projetos de Obras Hidráulicas Fluviais e Marítimas, sejam eles portos, canais etc.

HIDROLOGIA APLICADA
Estudam-se os principais processos do ciclo hidrológico aplicados à Engenharia Civil, apresentando os principais conceitos e métodos empregados em projetos de recursos hídricos, tanto de obras hidráulicas como de gestão de sistemas.

SANEAMENTO
Adquire-se uma visão integrada dos principais componentes dos sistemas de captação, tratamento, distribuição e abastecimento de água, além da coleta e do transporte de esgotos sanitários.

PORTOS, OBRAS MARÍTIMAS E DE NAVEGAÇÃO
Estudam-se os conceitos básicos e as práticas de projeto de portos, de espaços náuticos (canais, bacias e berços de atracação), de obras costeiras e estuarinas e fluviais. São realizadas obras de aquavias, dragagem e enrocamento, retificação de cursos d'água, proteção de margens, regularização de cursos d'água, canalização, transposição em desnível, defesa dos litorais.

BARRAGENS E ESTRUTURAS HIDRÁULICAS
As técnicas de planejamento, de dimensionamento e de implantação de barragens e de outras estruturas hidráulicas para aproveitamento de recursos hídricos são fundamentais. Estudam-se os critérios de projeto de barragens para múltiplas finalidades, os aspectos de segurança, licenciamento e de seleção do local da barragem, de dimensionamento da altura, as estruturas de descarga e de dissipação de energia, os aspectos construtivos e as obras provisórias além das tomadas d'água, das estações elevatórias e casas de força.

A ENGENHARIA CIVIL E O MEIO AMBIENTE
Estudam-se do ponto de vista da engenharia civil as relações entre as atividades humanas e o ambiente com uma contextualização histórica da evolução dos problemas ambientais associados a diferentes estágios de desenvolvimento e das novas ferramentas para integração do desenvolvimento e proteção ambiental. Estudam-se temas relacionados aos processos de poluição, fundamentos sobre mecanismos de controle da poluição e a responsabilidade do engenheiro, para que sejam discutidas novas ferramentas disponíveis para uma melhor atuação.