top of page

QUAIS SÃO OS IMPACTOS DA ENGENHARIA CIVIL NO COTIDIANO DA POPULAÇÃO?

Itaipu_geral.jpg

GRANDES CONSTRUÇÕES E ACONTECIMENTOS QUE REVOLUCIONARAM A ENGENHARIA CIVIL

quartz iranianos_edited.jpg

OS QANATS IRANIANOS

De acordo com SEYED HAMED ALEMOHAMMAD e SHERVAN GHARARIOS (2010), os primeiros Qanats surgiram no Irã há mais de 3000 anos. Como o Irã está localizado em uma região muito árida, a escassez de água era um problema que precisava ser resolvido. Assim, uma rede de túneis que transferem água das partes montanhosas para as partes mais baixas, os Qanats foram construídos e, até os dias atuais, são responsáveis por uma parte da água distribuída aos iranianos.

Esquema Qanats

ALGUNS GRANDES INCIDENTES

A PONTE DE TACOMA NARROWS

A ponte foi construída em 1940 e se caracterizava como sendo uma ponte pênsil localizada no Estreito de Tacoma em Washington, sendo sua extensão de aproximadamente 1600 metros. Na época em que foi planejada, apresentava uma solução relativamente nova para a substituição de estruturas triangulares características das pontes e possuía a vantagem de permanecer dentro do orçamento e permitir vencer grandes distâncias. Entretanto, os fenômenos que viriam a afetar a nova ponte (fenômenos ondulatórios) ainda não tinham sido estudados tão profundamente.

O desastre ocorreu no dia 7 de novembro de 1940 (alguns meses após sua inauguração), dia em que fortes rajadas de vento de até 70 km/h atingiram a ponte lateralmente, causando oscilações que chegaram a ser de 36 ciclos por segundo, gerando desníveis de até 8,5 metros e deixando como vítima apenas um cachorro. Após o incidente, muitas pesquisas foram efetuadas para que se obtivesse um melhor entendimento do ocorrido.

TRAGÉDIA DA BARRAGEM DE ST. FRANCIS

Em 1924, na Califórnia, a Barragem de St Francis rompeu após não aguentar a pressão do lago sobre suas paredes liberando 47 milhões de litros de água sobre o vale de Santa Clarita. Ao final, a contagem de mortos e desaparecidos passou de 450.

O desastre foi causado por falhas de engenharia e por omissão. O projeto tinha um único responsável, William Mulholland, o que, atualmente, não é aceitável em um projeto com essas proporções. Mulholland não levou em conta as características do solo local para a estrutura aguentar a pressão, algo que, posteriormente, em um estudo de caso de J. David Rogers, da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri, foi revelado ter sido uma das causas do desastre.

A omissão citada se deu porque como engenheiro responsável mesmo avisado de fissuras e de vazamentos de água ignorou esses avisos dizendo que aquilo era normal em uma obra daquele porte. A omissão ficou mais clara no momento em que fez uma inspeção na barragem 5 horas antes dela ruir tendo afirmado que estava tudo correto.

EMPREENDIMENTOS CÉLEBRES

JOHN ROEBLING

John Roebling foi nos projetos e na construção de pontes suspensas por cabos metálicos. A mais famosa delas é a Brooklyn Bridge.

As torres verticais, que são a conexão da ponte com o solo, suportam todo o peso do tráfego e da estrutura em si. O peso é transmitido pelas torres por meio dos cabos de suspensão que garante um ótimo sistema de dispersão de energia.

A CONSTRUÇÃO DE DUBAI

Vídeo da construção de empreendimentos em Dubai

one world trade center.jpg

ONE WORLD TRADE CENTER

Após os ataques às Torres Gêmeas que culminaram em seu colapso, causado pelo enfraquecimento das estruturas de aço diante de temperaturas por volta de 800 ºC, os engenheiros procuraram projetar o One World Trade Center com materiais e combinações mais resistentes para que, numa eventual repetição do evento, a torre não desmoronasse. Sobre o novo projeto, segundo a Autoridade Portuária de Nova York: “A estrutura foi projetada em torno de uma forte treliça de aço formada por colunas e vigas conectadas por soldas e parafusos. Combinada com uma parede sólida de concreto, a treliça oferece rigidez e redundância. Além disso, os andares ficam livres de colunas, o que traz flexibilidade no uso do espaço.” As paredes de concreto citadas têm a espessura de 90 cm.

Foto de tiqets.com

AS PIRÂMIDES DE GIZÉ

As famosas pirâmides do Egito, nos arredores da cidade de Cairo, são datadas de cerca de 2550 a.C. Durante muitos anos, uma delas, a pirâmide de Gizé, foi a construção mais alta do planeta. Foram construídas para serem túmulos dos faraós após suas mortes, a fim de levá-los para a pós-vida, crença egípcia.          

Sua construção se deu com o uso de escravos que esculpiram blocos de cerca de 3 toneladas, construídos com um cimento específico. Estes blocos eram carregados até o local do monumento em embarcações no Rio Nilo, mas ainda hoje há incerteza sobre o método utilizado para a sobreposição e a montagem dos blocos.

Foto de descobriregipto.com
pirâmide de gizé.jpg
muralha da china.jpg

A MURALHA DA CHINA

Maior muralha em extensão do planeta Terra, a Muralha da China foi iniciada no século 7 a.C. , porém sua maior parte foi feita a partir do século 14 d.C. . Seu comprimento alcança 21196 km no total, se estendendo desde a cidade de Hebei, passando por Pequim e terminando no mar de Bohai. Foi uma das mais eficientes ferramentas de defesa militar do mundo durante séculos, e uma obra de engenharia excepcional para sua época. O fato de grande parte da muralha continuar em pé até hoje intriga.

Foto de CEphoto, Uwe Aranas

O CANAL DE SUEZ

O Canal de Suez é uma via navegável artificial a nível do mar localizada no Egito, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. Foi inaugurado em 1869, apenas 10 anos depois de iniciadas as obras. Sua construção está ligada à economia de 7 mil km do percurso (e todos os seus benefícios) entre dois continentes, Europa e Ásia.  Os navios na ligação de um ponto ao outro precisavam circundar a África em um período em que se passava por um ciclo do neocolonialismo e industrialização europeia.

Quando inaugurado, tinha 164 km com 8 metros de profundidade. Hoje, depois de muitas reformas, tem 193,30 km de comprimento, 24 m de profundidade e 205 m de largura. Atualmente, corresponde ao fluxo de 14 % do transporte mundial, e cerca de 15.000 navios atravessam anualmente o Suez.

Porém, há evidências que desde o tempo dos Faraós já se abriam canais possivelmente no começo da XII Dinastia.  O faraó Sesóstris III  (1878 – 1 839 a.C.) deve ter construído um canal oeste-leste escavado através do Uadi Tumilate, unindo o rio Nilo  ao mar Vermelho, para o comércio direto com Punt. Há também evidências que indicam sua existência pelo menos no século XIII a.C. durante o reinado de Ramsés II.

Foto de "Wikimedia Commons"
canal de suez.png
canal do panama.jpeg

O CANAL DO PANAMÁ

Trata-se de um canal artificial de navios com 77,1 quilômetros de extensão, localizado no Panamá e que liga o oceano Atlântico (através do mar do Caribe) ao oceano Pacífico. O canal foi projetado cruzando zonas de planície, situadas praticamente no nível do mar, mas em uma parte de seu percurso foi preciso superar o grande obstáculo que significava a serra de Culebra, que chega a 110 metros de elevação. Isso significou ter que  escavar a montanha para fazer um corte profundo em forma de vale, de 12,6 quilômetros de comprimento e 540 metros de largura na parte superior. Essa zona é conhecida como corte Culebra ou corte Gaillard. O leito dessa parte do canal ficou situado 12 metros acima do nível do mar e a superfície da água está a 26 metros de altitude. Para superar tal condição optou-se por construir eclusas, que funcionam como elevadores de navios.

Panorámica de la esclusa de Cocolí en Ciudad de Panamá - Foto ...

IGREJAS MEDIEVAIS

São construções, geralmente feitas em pedra, que agregam  algumas características singulares como a grande espessura de paredes, a pouca iluminação interior com a presença de poucas janelas. As igrejas eram construídas em formato de cruz e possuíam um único portal de entrada. O interior era pouco ornado e havia a presença do uso de abóbadas e arcos de volta-perfeita. São grandes catedrais construídas nos séculos XII e XIII e foram inspiradas no estilo desenvolvido durante o império romano, a exemplo da Catedral de Coutances na França e da Catedral de Colônia na Alemanha.

Catedral de Coutances, França
catedral.jpg
bottom of page